BMG e Black Eyed Peas processam empresa após paródia de

BMG e Black Eyed Peas processam empresa após paródia de “Pooping Unicorns”

A Bertelsmann Music Group (BMG) e o icônico grupo Black Eyed Peas estão processando a fabricante de brinquedos MGA Entertainment no tribunal federal de Manhattan, em Nova York (EUA) por alegações de que a empresa copiou a música My Humps para comercializar seus bonecos de unicórnio que defecam gosma Poopsie Slime Surprise.

De acordo com o processo, o marketing da MGA para os unicórnios em questão usou um anúncio que copia o megahit de 2005 do Black Eyed Peas. Para a BMG, a linha de brinquedos rendeu à MGA dezenas de milhões de dólares em parte devido à paródia de My Poops e, com isso, a editora musical e o grupo pop está pedindo ao tribunal, o valor de US$ 10 milhões em danos.

A BMG diz que é dona de 75% dos direitos autorais de My Poops, que alcançou o terceiro lugar na parada de singles Billboard Hot 100, além de ganhar um Disco de Platina Duplo nos EUA através da RIAA. O processo alega que um dos brinquedos da MGA dança e canta a paródia ao apertar seu umbigo em forma de coração, além do anúncio com versões animadas das bonecas dançando e cantando My Poops.

“O Black Eyed Peas vendeu milhões de álbuns e suas músicas foram tocadas inúmeras vezes em todo o mundo em vários formatos diferentes, incluindo rádio terrestre, rádio digital, cinema e televisão”, diz o processo enviado ao tribunal de Nova York. “Ao que tudo indica, “My Humps” foi um grande sucesso para o Black Eyed Peas, e sua associação com a música é muito conhecida pelo público em geral”.

Elementos como melodia, letra e acorde foram identificados na paródia criada pela MGA, através da BMG e Black Eyed Peas. A gravadora diz que a música soa “muito parecida” com Fergie, que fez parte do grupo no inicio dos anos 2000.

O processo aponta que a MGA ignorou os avisos de cessação e desistência da BMG.