BMG adquire os direitos musicais do lendário Harry Nilsson

BMG adquire os direitos musicais do lendário Harry Nilsson

A BMG anunciou a aquisição dos direitos musicais do aclamado cantor e compositor Harry Nilsson. O novo acordo inclui o catálogo editorial de Nilsson, bem como as receitas de artistas e escritores de suas canções de sucesso, incluindo os clássicos Without You, Everybody’s Talkin, One, Coconut, além de Jump Into The Fire, Gotta Get Up e Me and My Arrow, entre muitas outras canções.

Suas obras musicais também incluem títulos co-escritos com John Lennon, Mucho Mungo/Mt. Elga e Old Dirt Road, com Danny Kortchmar, (Thursday) Here’s Why I Did Not Go To Work Today, Moonshine Bandit, com Dr. John, Daylight Has Caught Me e Ringo Starr em How Long Can Disco On.

Entre os 18 álbuns de estúdio lançados ao longo de sua longa carreira de gravação de duas décadas incluem seu debut Spotlight on Nilsson, Harry, Nilsson Sings Newman, o aclamado pela crítica Nilsson Schmilsson, o álbum standard A Little Touch of Schmilsson in the Night, Pussy Cats – produzido por John Lennon, o favorito de Nilsson, Knnillssonn, e seu último álbum de estúdio Flash Harry; assim como as trilhas sonoras originais de Skidoo, The Point!, Son of Dracula e Popeye; além da coleção de suas gravações finais de estúdio intituladas Losst and Founnd lançadas postumamente.

BMG adquire os direitos musicais do lendário Harry Nilsson
Executivos da BMG com a família Nilsson | Foto: BMG

A BMG também começará a colaborar com a família Nilsson na exploração de oportunidades criativas globais para seus ativos criativos, como o The Point! história e nome, imagem e semelhança (NIL), incluindo filmes, televisão, produções teatrais, livros e outras áreas de negócios.

“Estamos muito satisfeitos por ter encontrado um parceiro que compartilha nosso amor e reverência pelo legado de Harry. Estamos ansiosos por um longo relacionamento com a BMG, trabalhando juntos para celebrar esse verdadeiro gênio da música pop”, celebraram os representantes familiares de Harry Nilsson.

Thomas Scherer, presidente de Repertoire & Marketing da BMG em Los Angeles e Nova York, disse: “Por gerações, a música atemporal de Harry Nilsson cativou milhões de pessoas em todo o mundo. Um compositor brilhante com uma voz excepcionalmente bela e única, garantiremos que seu espírito prospere nas próximas gerações. Estamos honrados que a família Nilsson escolheu a BMG para confiar como guardiões de seu legado musical e estamos orgulhosos de representar as obras queridas de Harry Nilsson”.

Embora ele seja mais conhecido por seus sucessos no topo das paradas, seu catálogo profundo continua a surpreender e capturar o público. Às vezes irreverente e sincero, rock & roll e pop puro, Nilsson desafiou a categorização fácil ao longo de sua carreira. Ele evitou fazer turnês e foi mais feliz no estúdio, onde trabalhou com produtores como Rick Jarrard, Richard Perry e John Lennon para criar gravações em camadas e inventivas.

A carreira de Nilsson começou na década de 1960 em Los Angeles, onde escreveu sucessos para The Monkees e Three Dog Night. Ele explorou o pop barroco e gravou vocais imaculados em álbuns como Pandemonium Shadow Show e Aerial Ballet. Em 1971, ele lançou o seminal Nilsson Schmilsson, que foi indicado a quatro Grammys. Seu cover no topo das paradas de Without You é um dos momentos mais vitais da música dos anos 1970.

Seu álbum e filme de 1971, The Point, é um triunfo da imaginação, uma fábula duradoura da natureza do pertencimento.

Suas interpretações atemporais do Great American Songbook em A Little Touch of Schmilsson in the Night, de 1973, abriram novos caminhos para os músicos da época.