Amazon Music e Fraunhofer desenvolvem som imersivo de 360° para carros

Amazon Music e Fraunhofer desenvolvem som imersivo de 360° para carros

A plataforma digital Amazon Music e a empresa Fraunhofer estão se associando para revelar um som imersivo de 360 graus enquanto uma pessoa dirige um veículo.

A Fraunhofer IIS é o principal desenvolvedor do padrão MPEG-H 3D Audio, que serve como base para o 360 Reality Audio da Amazon Music. Agora, ambas as empresas demonstrarão como o formato pode ser experimentado ao dirigir na CES 2023.

“Durante a demonstração ao vivo em um Audi e-tron equipado com um sistema de som 3D de produção, os visitantes da CES poderão experimentar pela primeira vez o Amazon Music’s Serviço imersivo 360 Reality Audio transmitido para um ambiente automotivo”, disse o comunicado oficial das empresas à imprensa.

Os sistemas de som automotivos avançados para veículos premium, intermediários e até básicos se beneficiam de um conteúdo de áudio espacial discreto que preserva a intenção do artista e reproduz o melhor som possível no carro.

Os sistemas de entretenimento do banco traseiro com telas instaladas podem renderizar o áudio imersivo em fones de ouvido com rastreamento de cabeça e, além disso, usar os recursos de interatividade, personalização e acessibilidade do MPEG-H Audio que já existem em streaming e transmissão de TV.

O formato 360 Reality Audio baseado em MPEG-H 3D Audio oferece um novo ecossistema musical. Ele utiliza a tecnologia baseada no 360 Spatial Sound da Sony, que oferece aos artistas e criadores de música um palco sonoro para a construção de uma experiência musical espacial.

“A Fraunhofer tem uma história longa e bem-sucedida de fornecer as melhores soluções de áudio automotivo para a indústria”, disse Marc Gayer, chefe do departamento de negócios e vice-diretor da divisão de tecnologias de áudio e mídia da Fraunhoger IIS. “A disponibilidade do conteúdo 360 Reality Audio da Amazon Music em carros é a combinação perfeita para os avanços nos recursos de renderização de áudio pelos quais estamos nos esforçando.”, concluiu.