O rap sempre foi mais do que apenas música – é um movimento, um compromisso, pilar fundamental da cultura Hip Hop. Agora, ao completar 50 anos, o gênero ganha uma nova homenagem à altura de sua importância: A Mensagem, o álbum que a Altafonte lança com a BOA Música Brasil, para celebrar esse marco.
Idealizado por Mariana Paulino e com direção artística do lendário DJ KL Jay, o projeto é uma viagem pelas raízes do rap nacional, resgatando clássicos com novos intérpretes da cena contemporânea.
Inspirado pela icônica faixa The Message, de Grandmaster Flash & The Furious Five, tida como pedra fundamental do rap no mundo, A Mensagem reflete sobre o impacto transformador do hip hop nas últimas cinco décadas e propõe uma discussão sobre seu futuro.
Leia também:
Dua Lipa convida Elton John para especial de TV no Reino Unido
Sandy terá programa na Globo em 2025
O choro de Adele, ao encontrar Céline Dion em seu show
Como DJ KL Jay explica: “O rap nasceu para ser o futuro. Ele se reinventou, ganhou novas formas, mas a essência permanece. A mensagem continua a mesma – e essa é a nossa missão, perpetuá-la.”
Composto por 10 faixas regravadas por MC’s de diversas gerações e nichos do rap brasileiro, o álbum traz novas interpretações para músicas de grandes nomes como Rappin’ Hood, Marcelo D2 e Edi Rock. Cada faixa conta com um MC, produtor e beatmaker diferentes, somando ao todo mais de 20 artistas que colaboraram para esse projeto único.
A Mensagem: uma nova perspectiva para clássicos
A proposta de A Mensagem é clara: celebrar os precursores do rap nacional e, ao mesmo tempo, criar novas conexões entre gerações de artistas e fãs. Faixas como Mente Engatilhada (de Dina Di e DJ KL Jay), agora nas vozes de Clara Lima e Ashira, ganham uma nova vida com produção de Xis e beats da própria Ashira.
Já Minha Cultura, originalmente de Da Guedes, é reimaginada por Zudizilla e Karol de Souza, com produção de Laudz e beats de Cabes, mostrando a diversidade e riqueza das novas vozes do rap.
Confira: