A conceituada revista norte-americana Rolling Stone divulgou uma lista atualizada dos 200 maiores cantores de todos os tempos no mundo e elegeu três grandes artistas brasileiros para figurar em sua publicação especial.
São eles: João Gilberto (1931-2019), Gal Costa (1945-2022) e Caetano Veloso.
“O principal cantor e compositor do Brasil, o equivalente nacional de (Bob) Dylan, um roqueiro revolucionário com uma forte inclinação literária”, disse a revista sobre Caetano Veloso, que ficou na posição 108 da lista dos 200 maiores artistas de todos os tempos.
Sobre Gal Costa, que ficou na posição 90, a revista disse: “Em 1971, Gal Costa gravou “Sua Estupidez”, uma balada melosa do cantor Roberto Carlos e a transformou em uma declaração de partir o coração pela beleza e arrependimento, tamanho era o poder transformador de sua voz”.
Ao falar de João Gilberto – posição 81 -, o pai da Bossa Nova, a Rolling Stone falou sobre a importância do artista como expoente da música brasileira no mundo: “Um dos movimentos culturais mais poderosos que surgiram na América Latina, a bossa nova contou com três arquitetos fundadores: Antônio Carlos Jobim foi o compositor, Vinicius de Moraes o letrista e João Gilberto seu discreto cantor e violinista. Mestre da sutileza cosmopolita, o *carioca murmurava e sussurrava como uma desenvoltura que fazia cada música parecer uma reunião causal de amigos”.
* João Gilberto era baiano e nasceu na cidade de Juazeiro.
Você deve logar para comentar nesta matéria Login