A BPI (British Phonographic Industry), que representa a indústria musical no Reino Unido, anunciou uma grande expansão de seu programa BRIT Certified Awards com a nova certificação BRIT Billion. As informações são da Music Week.
O novo e prestigioso prêmio será lançado em 2023 e reconhecerá as conquistas em músicas gravadas por artistas que ultrapassarem a marca de 1 bilhão de streams no Reino Unido.
Para a BPI, esta será a primeira atualização significativa do programa de certificações desde abril de 2018, quando foi rebatizado de BPI Awards para BRIT Certified Awards. Agora, os certificados de platina, prata e ouro – concedidos na região britânica – serão verificados usando dados de gráficos oficiais.
Além disso, o BRIT Billion é uma forma da BPI celebrar seus 50 anos e o programa de certificações que iniciou na região em 1973.
Esta será a primeira vez na história da BPI em cinco décadas que o programa de certificações para o mercado musical do Reino Unido reconhecerá oficialmente o sucesso combinado de um artista em vários projetos.
O BRIT Billion incluirá músicas em que um artista apareceu como artista principal ou como artista de destaque, conforme creditado nas paradas oficiais.
“Com o total de streams de áudio semanais no Reino Unido agora excedendo regularmente a marca de três bilhões, parece um momento apropriado para reconhecer a conquista excepcional do artista por meio do streaming, como a principal moeda para música gravada”, observa Geoff Taylor, chefe-executivo da BPI, BRIT Awards e Mercury Prize. “Este novo prêmio blue-riband ficará ao lado de nossos Certified Awards existentes, dando aos artistas e suas gravadoras e equipes de gerenciamento a oportunidade especial de celebrar o excelente sucesso da carreira no Reino Unido em streaming e a valiosa contribuição que eles deram à música britânica.”
Já Toby Leveson, gerente sênior de conteúdo digital da BPI, observa a importância do streaming na indústria musical do atual século: “Grandes marcos de streaming estão se tornando cada vez mais um marcador importante de sucesso, então este é um novo braço realmente empolgante do icônico BRIT Certified Awards, e mal podemos esperar para celebrar os artistas atingindo um bilhão de streams no Reino Unido no próximo ano!”
Você deve logar para comentar nesta matéria Login