Há 100 anos, desde as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, o rádio faz parte das nossas vidas informando, divertindo e emocionando. Em homenagem a este veículo que transformou a vida de tantas pessoas, o canal pago Globonews exibe um documentário inédito, co-produção com o Globoplay e a Rádio Globo, neste domingo (18), às 23h.
Com direção do jornalista e cineasta Kleyton Cintra, o longa 100 anos de Rádio no Brasil mostra a trajetória desse importante meio de comunicação no país e traz depoimentos de artistas como Fernanda Montenegro, Dóris Monteiro, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que contam como ele foi fundamental para impulsionar as suas carreiras.
Fernanda Montenegro lembra a época das radionovelas e as suas primeiras experiências como atriz. Já Gil ressalta o efeito multiplicador do lendário meio de comunicação. Bethânia e Doris falam das músicas que escutavam e como isso as incentivou a seguirem a carreira de cantoras: “Durante a entrevista com esses artistas, eu percebia a gratidão deles ao falar do rádio, o amor que eles têm pelo rádio. A existência deles é graças ao rádio. Eu percebia os olhinhos de cada um brilhando ao contar suas histórias, suas experiências. O rádio merece essa grande homenagem. É o precursor de tudo isso. A televisão existe por causa do rádio. E ele se transformou. Hoje, temos o rádio no podcast, nos aplicativos, na televisão. Ele está em tudo”, destaca Kleyton Cintra.
O documentário também relembra as transmissões esportivas e os grandes narradores do passado e do presente. Edson Mauro, José Carlos Araújo e Washington Rodrigues explicam a relação histórica entre o rádio, o esporte e o jornalismo em geral. A produção ouviu ainda historiadores e pesquisadores sobre as curiosidades da chegada deste lendário aparelho no país.
100 anos de Rádio no Brasil também ficará disponível na plataforma Globoplay.
Você deve logar para comentar nesta matéria Login